<<voltar
Justiça do Rio democratiza informação com ClipnaWeb
O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro dispõe agora, em sua intranet, do mais moderno serviço de monitoramento de notícias veiculadas em todas as mídias (jornais e revistas, sites, agências de notícias, além de rádio e televisão com inserção de áudios e imagens), produzido pela Video Clipping Produções, vencedora da licitação.

O diretor de Comunicação do TJRJ, jornalista José Carlos Tedesco, esteve na Video Clipping no dia 14 de março, quando fez uma palestra aos profissionais diretamente ligados à preparação do clipping. Falou da estrutura da entidade e deu ênfase à importância da democratização da informação para todo o seu corpo funcional, constituído por cerca de oito mil servidores.

Após sua explanação, José Carlos Tedesco fez várias indagações sobre a forma como o ClipnaWeb é construído ao longo do dia, o que acontece através da inserção em tempo real das matérias das agências de notícias e dos jornais online, simultaneamente com a publicação dos resumos dos noticiários das emissoras de rádio e de televisão, seqüenciada pela inserção digital de áudios e de imagens.

O clipping da mídia impressa (jornais e revistas) começa a ser elaborado à meia-noite, com a leitura, edição e digitalização das matérias. Em seguida, vem a montagem, que traz os títulos, subtítulos, nomes dos veículos e as páginas onde as notícias foram publicadas. Todo o trabalho é desenvolvido pela madrugada, com o objetivo de que esteja totalmente pronto por volta das 7 horas da manhã, quando é inserido na intranet do TJ, para ser acessado por todos os servidores do Tribunal.

Foram esclarecidas várias dúvidas, inclusive sobre os fins-de-semana e feriados, sendo explicado que o processo não sofre solução de continuidade. A Video Clipping trabalha 24 horas por dia, nos 365 dias do ano, o que garante ao cliente a leitura e a pesquisa do seu clipping no mesmo dia em que a matéria é veiculada.